Curso de vídeo mapping encerra atividades com exposições
Ilheenses poderão conferir exposições de vídeo mapping neste sábado, dia 30, no Teatro Popular de Ilhéus, no período das 19 às 22 horas. A entrada é franca e tem o objetivo de divulgar e valorizar o trabalho dos artistas locais, além de apresentar para a população essa técnica relativamente nova. A atividade é resultado do curso, que teve início na última terça-feira, dia 26, ministrado pelo pesquisador multimídia VJ pixel.
O curso promovido em Ilhéus conta o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). "Um dos principais eixos de atuação da secretaria é a capacitação de uma oficina que apresente novas estratégias e tecnologias de abordagem para essa forma de linguagem tão importante que é a do vídeo, portanto merece todo o nosso apoio", ressalta o secretário Paulo Atto. O projeto teve inicio no ano passado, e já passou por diversas cidades, como Porto Alegre, Goiânia, Fortaleza, Belém e salvador, finalizando neste sábado.
Através de oficinas, foram promovidas informações técnicas em uma das mais novas linguagens da arte contemporânea, a das projeções mapeadas, abrangendo também as suas possibilidades de aplicação como instrumento de expressão artística ou profissional. Participaram das atividades, artistas, estudantes e profissionais de artes visuais. Como resultado desta experiência, cada participante produzirá uma instalação audiovisual contemporânea, que será projetada no evento de encerramento.
Vídeo Mapping - Ou mapeamento de vídeo é uma técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, tais como estruturas de grandes dimensões, fachadas de edifícios e estátuas (cuja projeção pode ser feita a 360º).
Através da utilização de um software especializado, os objetos de duas ou três dimensões são formados virtualmente. A partir dessas informações, o software interage com um projetor para adaptar qualquer imagem à superfície do objeto escolhido. Com esta técnica os artistas podem criar dimensões extras, ilusões ópticas e noções de movimento em objetos estáticos. Normalmente são criadas narrativas audiovisuais através da combinação ou desencadeamento de vídeo com áudio.